Guia rápido para identificar se você tem ou não insônia
Se você leu o título e agora está em meu site, certamente se interessou pelo assunto e quer saber como está a sua qualidade do sono ou a de alguém que você convive. Por essas e outras, decidi criar esse conteúdo como uma espécie de guia rápido para você finalmente desvendar se tem dormido bem ou não. Siga lendo este conteúdo e compartilhe com mais pessoas para que elas, assim como você, descubram o caminho do verdadeiro sono reparador que garante viver mais feliz e sem malefícios no cotidiano da saúde.
Antes de começar, preciso dizer que a insônia pode ter mais de 30 causas e cada caso é totalmente particular. Ou seja, o que causa a insônia do seu vizinho pode não ser o mesmo motivo que gera o seu tipo de insônia. Me procure para identificarmos e fazermos um tratamento exclusivo.
Afinal o que é a insônia?
Um distúrbio que pode atrapalhar a ponto de afetar a nossa capacidade de atenção, memória e força física, contribuindo também para o surgimento de outras doenças, como estresse, ansiedade e depressão.
Quem tem insônia possui dificuldades para começar a dormir ou para manter o sono, bem como acordar precocemente, sem conseguir dormir de novo. Mas esse quadro precisa se repetir por vários dias para caracterizar o distúrbio. Além disso, acordo com a incidência, pode ser leve, moderado ou grave, agudo ou crônico, e primário ou secundário.
Agora sim, vamos aos 6 sinais de que você dormiu bem:
- Adormece logo;
- Não acorda no meio da noite;
- Acorda de manhã com o despertador;
- Não lembra dos sonhos ou lembra pouco;
- Acorda com a cama alinhada;
- Ao dormir se mantem em silêncio e se movimenta pouco.
8 Sinais de que você dormiu mal
Antes de ler, lembre-se: caso você se identificar com alguns dos sintomas, você não está sozinho, muitas pessoas dormem mal. Pesquisas mostram que um terço das pessoas no mundo têm dificuldade para dormir entre essas 25% a 35% da população apresentam insônia ocasional e de 10% a 15% apresentam em algum momento da vida insônia crônica, quadro que pode durar meses ou anos.
- Custa a adormecer;
- Acorda 3x ou mais por noite;
- Acorda de madrugada e perde o sono;
- Lembra dos sonhos e pesadelos;
- Desarruma a cama;
- Acorda mais cansado do que ao deitar-se;
- Ronca;
- Fala, grita e se debate;
Guia prático:
Para facilitar, vou listar tudo que você precisa saber abaixo, se você apresenta algum dos sintomas procure um profissional para avaliar seu quadro e ajudá-lo a dormir melhor:
- Você apresenta dificuldades para dormir há pelo menos 1 mês;
- Na hora de dormir, pensa muito sobre o próprio sono e sente ansiedade, achando que não vai conseguir e que isso vai atrapalhar o seu dia;
- Tem dificuldade em dormir quando quer, mas cochila fácil durante atividades diárias monótonas;
- Consegue dormir melhor fora de casa;
- Fica frustrado por estar com a cabeça tão cheia de pensamentos e não conseguir interrompê-los para dormir;
- Sente o corpo tenso demais e é incapaz de relaxá-lo para começar o sono.
Insônia tem cura e vai ficar tudo bem!